Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Cristiana

Domingo, 15 Dezembro 2019por Visualizações : 2254

15 12 S. Cristiana

Santa Cristiana era uma escrava que vivia na Grécia nos princípios do século IV. Não se sabe se Santa Cristiana terá sido levada cativa para a Grécia por guerreiros vitoriosos ou se terá procurado voluntariamente asilo, fugindo da perseguição que se desencadeara na sua pátria? O que se sabe é que Santa Cristiana era humilde, caridosa e estimada. É conhecida também como Nina (cristã).

Na época em que Santa Cristiana viveu era hábito quando alguma criança ficava doente nessas regiões, a mãe levava-la de porta em porta, a fim de consultar as vizinhas sobre os melhores remédios a aplicar. Um dia, uma pobre mulher foi ter com Santa Cristiana, levando nos braços um menino moribundo. Ao ver o menino Santa Cristiana disse: “Eu não posso fazer nada, mas Deus Todo-Poderoso pode restituir-lhe a saúde, se for essa a Sua vontade”. De seguida pegou no menino moribundo no seu próprio catre (caixão), cobriu-o com o seu cilício, orou a Deus em nome de Cristo e, a seguir, restituiu à mãe o filho curado.

A fama desse milagre chegou aos ouvidos da rainha da Geórgia, que estava prestes a morrer de uma doença desconhecida. Então a rainha pediu que chamassem Santa Cristiana, mas esta, cuja inocência já tinha corrido muitos perigos, respondeu: “O meu lugar não é em palácio”. Perante estas palavras a rainha foi ter com a escrava (Santa Cristiana) e recuperou a saúde. Depois de curada, a rainha e o rei Mirian quiseram recompensar Santa Cristiana com ricos presentes, mas a Santa recusou-os dizendo: “A única coisa que me faria feliz seria ver-vos abraçar a religião cristã”. Mirian converteu-se muito tempo depois, num dia, em que correndo grave perigo numa caçada às feras, prometeu que, se escapasse ileso, se tornaria cristão. Por volta do ano de 325, o rei Mirian pediu a Constantino que lhe enviasse missionários. O Imperador enviou-lhe o Bispo Pedro e o Sacerdote Jacob, que baptizaram “todos os habitantes da sua capital”, lançando assim os fundamentos do Cristianismo nesse país.

 

Santa Cristiana, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria, Mãe da Igreja – MO Branco – Ofício da memória (Semana III do Saltério). Missa da memória. L 1 Gn 3, 9-15.20 ou At 1, 12-14; Sl 86 (87), 1-2. 3 e 5. 6-7 Ev Jo 19, 25-34 * Na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – Nossa Senhora, Mãe da Igreja, Padroeira da Ordem – SOLENIDADE * Na Congregação das Filhas de Maria, Mãe da Igreja – Maria, Mãe da Igreja, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Na Ordem Franciscana – S. Bernardino de Sena, presbítero, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Bernardino de Sena, presbítero, da I Ordem – MO * Na Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – B. Josefa Stenmanns, Cofundadora da Congregação – FESTA * Na Congregação Salesiana (Évora) – Aniversário da Dedicação da igreja da Virgem santa Maria Auxiliadora – SOLENIDADE

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. maio 20
Alcuíno
Seg. maio 20
Arcângelo Tadini
Seg. maio 20
Beata Josefa Stenmanns
Seg. maio 20
São Bernardino de Sena
Seg. maio 20
São Bernardino de Sena
Ter. maio 21
Beato Jacinto Maria Cormier
Ter. maio 21
Godric Finchale
Ter. maio 21
São Cristóvão Magallanes e Companheiros

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18