Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Alfege de Abingdon

Sexta-feira, 19 Abril 2024por Visualizações : 3171

19Abr Alfege de AbingdonSanto Alfege de Abingdon nasceu no ano de 954 em Weston, Somerset (Inglaterra) e faleceu a 19 de abril de 1012 em Greenwich (Reino Unido).
É também conhecido como Alphege, Elphege, Goduíno ou Godwine.
Santo Alfege de Abingdon tornou-se monge ainda muito jovem. Inicialmente entrou para o mosteiro de Deerhurst, no condado de Gloucester (Inglaterra) mudando-se depois para Bath, onde construiu uma pequena cabana e se tornou um anacoreta (monge que vive sozinho).
Pouco tempo depois, muitos homens e mulheres iam até à cabana, procurando Santo Alfege de Abingdon para obter conselhos e pedir ao santo que os recomendassem nas orações que dirigia a Deus. O número de discípulos de Santo Alfege cresceu tanto que este viu-se obrigado a fundar um mosteiro. Assim no ano de 970 era fundada a Abadia de Bath.
A 19 de outubro de 984 Santo Alfege foi sagrado Bispo de Winchester. Enquanto bispo, Santo Alfege de Abingon mostrou grande austeridade de vida, admirável caridade e afável doçura. O santo trabalhou tanto para socorrer a população menos protegida que no seu tempo não havia um só mendigo na cidade. Santo Alfege de Abindon foi ainda o principal responsável pela construção de um grande órgão na catedral, audível a mais de 1600 metros de distância e que exigia mais de 24 homens para operá-lo. Construiu e ampliou também as igrejas da cidade, e promoveu o culto de Swithun e do predecessor de Swithun, Etelvoldo de Winchester.
O trabalho que Santo Alfege desenvolveu para converter os ainda pagãos homens do Norte foi estupendo. Foi o santo bispo que, em 994, administrou os sacramentos da iniciação cristã ao rei Olaf Tryggvason.da Noruega, convertido por missionários ingleses.

Em 1006, Alfege sucedeu Alfrico como Arcebispo da Cantuária, e levou a cabeça de Swithun consigo como uma relíquia para o novo local. Foi a Roma em 1007 para receber o pálio, símbolo de sua condição de arcebispo, do Papa João XVIII, mas foi assaltado durante sua viagem. Durante a viagem de regresso e quando atravessava os Alpes, Santo Alfege de Abingdon passou por uma pequena cidade da Itália. Os habitantes roubaram-no e obrigaram-no a procurar um abrigo fora daquelas terras.
Imediatamente depois daquele ato selvagem, um incêndio alastrou-se pela cidade. E tal era a força do vento que rapidamente todas as casas seriam consumidas. Todos os habitantes viram no incêndio um castigo, uma punição do céu. Correram então à procura de Santo Alfege para lhe pedirem perdão por o terem maltratado injustamente.
Quando o encontraram, os habitantes suplicaram, em lágrimas, ao Santo que com orações e rogos, pusesse fim ao sinistro. Pouco depois de Santo Alfege de Abingdon orar a Deus, o incêndio cedeu.
Em 1011 os dinamarqueses invadiram a Inglaterra, e de 8 a 29 de setembro sitiaram a Cantuária. Santo Alfege saiu em socorro das populações violentadas nos seus direitos, e enquanto trabalhava pelo rebanho, não se descuidava de lutar pela conversão dos invasores. Auxiliados pela traição de Elfmar, cuja vida Alfege tinha uma vez salvo, os invasores conseguiram saquear a cidade. Santo Alfege foi preso e mantido em cativeiro por sete meses. A Catedral de Cantuária foi saqueada e queimada pelos dinamarqueses, após a captura de Alfege.
Santo Alfege recusou-se a permitir que um resgate fosse pago por sua liberdade, e como resultado, foi morto à pedrada no dia 19 de abril de 1012 em Greenwich (então em Kent, agora parte de Londres), supostamente no local onde se encontra a Igreja de Santo Alfege.
Santo Alfege de Abingdon foi canonizado pelo Papa Gregório VII no ano de 1078.

 

Santo Alfege rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria ou da memória Missa da féria ou da memória, pf. pascal. S. Pio V, papa – MF L 1 At 14, 19-28; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab. 21 Ev Jo 14, 27-31a * Na Ordem de São Domingos – S. Pio V, papa – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Bento de Urbino, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem da Imaculada Conceição – Aniversário da aprovação da Ordem (1489). * Na Diocese de Beja – I Vésp. de S. José Operário. * Na Diocese do Funchal – I Vésp. de S. Tiago Menor. * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (No Convento da Baixa da Banheira) – I Vésp. de S. José Operário.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V
Qua. maio 01
São José Operário
Qua. maio 01
São Ricardo Pampuri

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18